top of page

4 en uno: um sonho internacional!

DIA 01 . TODOS A BORDO! 💙💃🇪🇸🔜

"Após tanta espera o grande dia finalmente chegou e a nossa comunidade estava pronta para esta grande aventura. Com a lágrima no canto do olho os pais despediram-se e partimos para o nosso primeiro destino.

No comboio a ansiedade e a adrenalina eram evidentes e quando demos por nós já estávamos em Salamanca. Ainda nem o sol tinha nascido e já tínhamos apanhado uma molha com a rega do jardim, mas nem isso nos impediu da aldeia adormecer e dos patos passearem. Fomos recebidos por duas salazianas no colégio e nos deram a possibilidade de participar na eucaristia matinal.

Partimos para a Plaza Mayor onde se deu início ao grande evento El Resgate Cultural. Fomos recebidos pelo Rei Filipe VI de Espanha e o professor Ricardo Ortega, cheios de estilo, e que nos deixaram ansiosos por conhecer esta linda cidade. Cada um na sua cultura à descoberta de Salamanca, onde Ricardo Ortega associou esta cidade à arte da escultura e o grande objetivo do evento era resgatar o 4 (escultra eleita para esta primeira cidade) passando por diversos monumentos. O que mais se destacou foi a Torre da Catedral e tal como dizem os espanhóis foi fenomenal. A manhã acabou no parque de merendas onde o artefacto foi conquistado pela cultura da América. À tarde, ordenados pelo Rei Filipe VI fomos todos para dentro de água, no Rio Tormes. Após este primeiro dia, regressámos aos nossos aposentos e só vos podemos pedir para não perderam as próximas novidades!”



DIA 02 . BEM-VINDO, MIKI NADAL! 💙🇪🇸🚈🔜


"Na primeira noite fora do comboio, as cadeiras desconfortáveis transformaram-se em camas com lençóis fresquinhos. Mas antes de recarregarmos as baterias tivemos um pequeno debate sobre os problemas sociais. A manhã deste dia começava com a forma mais típica: a GAM. Depois de uma manhã ativa despedimo-nos com um sorriso na cara daquela que foi a nossa primeira casa.

Próximo destino: Zaragoza. Para que as seis horas de uma "pequena" viagem de comboio passassem mais rápido fizemos um jogo entre culturas, onde colocámos à prova o nosso conhecimento sobre pinturas através de um baralho de cartas, que nos tem acompanhado nesta viagem.

Após uma viagem divertida fomos recebidos pelo Miki Nadal que promete animar-nos enquanto estivermos nesta cidade. Iludidos que a viagem por hoje tivesse terminado, demos conta que ainda teríamos pela frente uma caminhada de cinquenta até ao colégio que nos ia acolher. A nossa chegada foi feita em grande alegria o que nos deixou mais tranquilos depois de uma longa caminhada. Temos a certeza que o dia não ficará por aqui mas amanhã contamo-vos tudo. Acompanham-nos?"


DIA 03 . NO CORAÇÃO DA CIDADE! 💙🇪🇸😁😆🔜


"Como já esperávamos a noite foi longa e animada, mas também não podia ser de outra forma visto que Miki Nadal preparou-nos um stand up comedy. Comemos um gelado e rimos sem parar. Não havia melhor forma de terminar o dia!

Depois de uma manhã ativa seguimos de autocarro até à zona história da cidade. Ir para uma paragem, esticar a mão e esperar que fosse o certo. Nesta viagem não somos só escuteiros somos também turistas e por isso foi nos colocado o desafio de conhecer todos os cantos históricos da cidade através da pintura.

A partir do coração da cidade, a Plaza Nuestra Señora del Pilar, fomos à descoberta de três grandes atrações turísticas: a Catedral de São Salvador, a Torre da Catedral Nossa Senhora del Pilar e o Palácio Aljaferia onde, por momentos, pensámos que não entraríamos por termos em nossa posse grandes armas: canivetes. Depois de nos encostarem à parede e nos tirarem as "armas" deixaram-nos entrar para desfrutar da arquitetura árabe.

Podem pensar que nos temos esquecido de vocês mas hoje foi dia de adquirir recuerdos. A viagem já vai quase a meio e as histórias já são muitas mas não se preocupem que muitas mais surgirão!"


DIA 04 . BARCELONA AOS NOSSOS PÉS!

💙🇪🇸☀️🚇😮


“Para concluir a nossa estadia em Zaragoza preparámos um bom jantar que nos conduziu a um ambiente de convívio que animou essa noite de verão.No dia seguinte, pudemos sentir a brisa das 5h00 da manhã e, com sorrisos na cara, despedimo-nos das irmãs e fomos até ao comboio em direção a Barcelona. Depois de cinco dias de viagem não seria de esperar que duas horas de comboio fossem tão tranquilas a ver um filme. Com um dia que começou cedo e o calor a apertar, já só pensávamos em chegar àquela que será a nossa casa, enquanto estivermos nesta cidade.Deixamos as mochilas e partimos para mais uma aventura, desta vez de metro e, adivinhem, se andar de metro em Lisboa é confuso, imaginem numa cidade como esta. Com a adrenalina dos transportes públicos numa nova cidade, quando demos conta, estávamos a caminho do ponto mais alto de Barcelona, Tibidabo, através do funicular. Foi incrível ver como todos se admiraram com a imensidão da cidade.Após mais uns recuerdos e mais umas fotos para atualizar o instagram, apareceu a anfitriã desta espantosa cidade, Ursula Corberó, que nos deixou ansiosos por descobrir o artefacto da literatura. Este dia, que começou cedo e promete acabar tarde, vai ser mais um daqueles dias inesquecíveis. E agora, ainda mais, depois da chegada surpresa do grande mestre Zhai.”



DIA 05 . PRAIA E BURGER KING!

💙🇪🇸☀️


“Com a chegada de mais um membro aproveitámos para ir visitar o parque mais conhecido de Barcelona, o Parque Guell, onde se encontra uma das casas de Gaudí, o arquiteto mais conhecido desta cidade.

Mais um dia que começou cedo, mais um monumento, La Sagrada Familia, que nos permitiu ficar a conhecer um pouco mais sobre a história de Barcelona. Não podíamos vir a esta linda cidade sem conhecer a casa Batló, que através da realidade virtual foi possível ver a residência da família Batló.

Depois de um pouco mais de história fomos observar e provar a gastronomia de Espanha (e dizemos já que é deliciosa!). De mochilas às costas e com a equipa de animação finalmente toda reunida fomos até ao Parc de la Barceloneta meter em prática o desafio que Ursula nos tinha proposto: encontrar a literatura. Desafio concluído, era hora de descansar um pouco na praia mais a este de Espanha, refrescando e fazendo uns pequenos jogos.

Após um dia em grande não havia melhor maneira de acabar se não sentados a cantar, a ver o pôr do sol e a comer Burger King (e sim os escuteiros de vez em quando também podem comer hambúrgueres). E como prometido é devido, aos pais ligámos e um beijinho mandámos.”


DIA 06 . ÚLTIMA PARAGEM!

💙🇪🇸😲🌳


"Acabámos a noite em Barcelona com um dos momentos mais importantes numa atividade final: a reflexão sobre o ano que passou e o ano que virá. Após estas horas de muita emoção partimos para o terminal de autocarros onde apanhámos o transporte em direção à quarta e última cidade, Madrid. Dormimos, aproveitámos para ver uns filmes e passadas oito horas de viagem chegámos ao destino. Chegámos e a primeira impressão foi wow.Depois de deixarmos as mochilas fomos para uma das zonas mais verdes de Madrid, o Parque del Retiro, onde tivemos o desafio de encontrar os nossos talentos relacionados com a música, uma das artes que nós mais gostamos. Quem nos propôs este desafio foi o último anfitrião, Enrique Eglesias, que promete trazer grandes músicas e grande animação a esta cidade.Cansados da volta à cidade, parámos à sombra das árvores sempre de cartas na mão para aproveitar o melhor que o parque tinha para nos oferecer. Já com os lobos todos caçados, dirigimo-nos ao Colégio, onde vamos passar a última noite, confortáveis, visto que amanhã à noite já estaremos no comboio de regresso a casa.Todas as culturas encontram-se em preparação para esta grande e última noite. Os ânimos estão ao rubro, mas as cabeças também começam a ficar esgotadas. Temos a certeza que esta viagem vai acabar em grande!"



DIA 07 . TALENTOS E RECUERDOS

💙🇪🇸😁🌎


“Desafiados para a grande noite de talentos, as quatro culturas apresentaram as quatro artes de modo criativo, mostrando a música e a escultura de forma cómica, pintura e a literatura mais séria. A noite terminou com a típica bifana portuguesa que puxou para o convívio entre todas as culturas.A manhã começou cedo porque aquilo que mais queríamos era aproveitar o último dia deste sonho internacional. Começámos por visitar o Palácio Real, onde conhecemos as salas do nosso Rei. Páramos, de seguida, na Plaza Mayor para almoçar e comprar mais uns recuerdos.“Chegou a hora do adeus, irmãs”, dissemos nós. Aqui, conhecemos também a cultura vencedora do “El Rescate Cultural” e da “Volta ao Mundo” onde a Ásia conseguiu, em ambos, alcançar o primeiro lugar.O último jantar em Madrid, como não podia deixar de ser, foi pão mas desta vez um pouco mais consistente: PIZZA!!! Após um jantar de partilha de emoções, histórias e momentos, partimos para a estação, onde nos escontramos agora a escrever isto para vos informar que estamos a caminho. Vemo-nos daqui a umas horas. Beijinhos de todos nós.

P.s.: Preparem se que estamos cansados, pais!”





ARTIGOS RELACIONADOS
bottom of page