top of page

Por ti, para ti, Alverca!

Segundo a Organização Mundial do Movimento Escotista, “a Missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade." É desta forma que a comunidade constitui a oitava maravilha do método escutista, enquanto sistema pedagógico identitário do movimento. O Agrupamento saiu à rua para um conjunto de atividades em prol da sua comunidade. Cada secção andou pela cidade para dar um sorriso, uma ajuda ou promover uma dinâmica. O objetivo passava por deixar Alverca um pouco melhor do que a encontramos, a dar+ junto daqueles que sempre nos acolhem. Recordamos as iniciativas de cada secção.


Os nossos Lobitos visitaram a Casa de Acolhimento Residencial da Fundação CEBI, procurando proporcionar uma tarde diferente (e amarela!) junto das crianças aí acolhidas. Quiseram "sair de uma grande caixa escura e explorar o desconhecido", juntamente com o Clã do Agrupamento, através de um conjunto de atividades escutistas com mil brinquedos que ganham vida no filme “Toy Story”.


A Expedição desafiou a população de Alverca a responder a algumas questões sobre o impacto do Agrupamento na comunidade e aspetos positivos e de melhoria na cidade. Em troca, distribuíam curiosidades sobre o movimento e o 317.


A cidade de Alverca ficou rendida aos sumos naturais e a bolos caseiros distribuídos pelos Pioneiros, que se comprometeram a adoçar uma manhã de sábado bem quente.


Deixar Alverca com menos beatas foi a missão que os nossos Caminheiros abraçaram neste dia para a comunidade. Arregaçar as mangas e “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram” foi o mote para esta tarde.


ARTIGOS RELACIONADOS
bottom of page