top of page

Vive, partilha Y avança

Nos dias 08, 09 e 10 de março, cinco caminheiros do Agrupamento partiram até ao “País da Maravilhas”, para a vivência de mais uma atividade em conjunto com o Clã Impisa do Núcleo Solarius. Realizava-se o IX ciclo do Cenáculo, este ano com o tema “O Relógio não para!”.


A atividade arrancou com a criação de equipas mistas, tendo sido os elementos do Clã 16 integrados nas tribos Flamingo, Relógio, Chaleira, Doce e Cachimbo. Realizou-se, depois, uma “Feira de Cenáculos”, onde os coordenadores das Equipas Projeto dos ciclos passados, bem como dois representantes da Equipa do Cenáculo Nacional, fizeram uma breve apresentação de como tinha sido a atividade no seu respetivo ano. À exceção do I ciclo, todos os outros estiveram representados na atividade, levando os participantes a viajar pelo mundo de Tarzan, Avatar, Hércules, Harry Potter e Monstros & Companhia.

O dia se sábado foi dedicado a plenários. O primeiro, orientado pelo Dirigente Filipe Mota, do 524 – Aveiras de Cima, com os contributos e testemunhos dos caminheiros do Impisa Carolina Brites e João Falé, do 1343 – Sant’Ana da Carnota, João Antunes, do 342 – Vialonga, e Débora Neto do 1280 – Arranhó, teve como tema “O Serviço Continuado”. O momento seguinte foi dinamizado por um Dirigente de Santo António dos Olivais, da Região de Coimbra, João Meireles e Silva, cujo tema foi “O papel do Caminheiro no Escutismo”. Destes dois plenários saíram dois trabalhos de fórum: o primeiro pretendia que os caminheiros fizessem as suas propostas de serviço continuado, a realizar em Clã Impisa, e o segundo passava por uma reflexão, em vídeo, sobre os direitos e deveres dos caminheiros.

Já almoçados, decorreu o plenário da tarde, dinamizado por Rui Santos António, Secretário Regional – Pedagógico da Região de Lisboa, cujo tema era o “Sistema de Progresso Pessoal”. Desconstruído um dos principais “bicho-de-sete-cabeças” de todas as seções, os caminheiros foram convidados a criar linhas orientadoras de implementação do progresso pessoal, de forma a uniformizar o trabalho com os FACEIS nos Clãs do Impisa.


Nessa noite, o Impisa pôde descontrair com um jogo em que o objetivo era encontrar o Gato do “País das Maravilhas”, que se havia escondido. Entre muita brincadeira e convivência entre os caminheiros, tivemos também direito a animações e até uma aula de Zumba dinamizada pela nossa Leonor, onde ninguém ficou parado.

No domingo, deram-se as discussões para decidir quais os pontos a entrar na Carta de Cenáculo, a Eucaristia, a consequente assinatura da Carta de Cenáculo e, ainda, a candidatura e decisão de quem seriam os coordenadores da Equipa Projeto para o X Ciclo de Cenáculo Impisa.



ARTIGOS RELACIONADOS
bottom of page