top of page

“Foi o melhor dia da minha vida”

No dia 09 de fevereiro, os caminheiros do Agrupamento desenvolveram uma ação de voluntariado na Casa do Infantado da Instituição CrescerSer.

Com vontade de servir e de marcar a diferença, o Clã 16 partilhou a sua boa disposição com algumas crianças da CrescerSer - Associação Portuguesa para os Direitos dos Menores e da Família.


Ao chegar à casa que os iria acolher durante a tarde, começaram por preparar um lanche em conjunto com as crianças, transmitindo um dos princípios do CNE: “O dever do escuta começa em casa”.

Espremeram laranjas para fazer sumo natural, fizeram sandes e deixaram tudo preparado para o “grande banquete”!


Para abrir o apetite e transportar as crianças para um novo e fantástico universo - onde brincar não tem limite de idade -, os sete caminheiros, em conjunto com os dois dirigentes presentes, transformaram-se em “monstros” assustadoramente divertidos!

E claro que não eram uns monstros quaisquer: o Clã 16 personificou algumas das mais populares personagens do filme “Monstros&Companhia” e apresentou-se numa pequena peça de teatro, com o intuito de envolver as crianças numa constante busca por energia!


Depois desta breve apresentação, o animado grupo de monstros dinamizou alguns jogos de “quebra-gelo” com os mais pequenos, onde puderam apresentar-se, conhecer-se e reconhecer-se.

Descobriram que há animais para todas as letras do alfabeto e que são possíveis os nomes mais inimagináveis - a Marta até foi uma macaca e a Iara uma iguana, mas o que interessa é que todos se divertiram muito! Ainda houve tempo para os mais novos treinarem os dotes matemáticos, somando 5+5+9 para descobrir qual a idade do Diogo.


Por fim, todos correram para apanhar o lencinho quando lhes perguntaram “quem gosta de gelado?” - nem todos o fizeram quando a pergunta foi “quem gosta de estudar?”, mas ficou a promessa de que iriam sempre esforçar-se para tal.


Estava então na hora de reunir toda a “família” à mesa para o "grande banquete"!

Todos se deliciaram com o lanche, que não teria sido possível sem o carinho, o trabalho de equipa e a generosidade que demonstraram a pastelaria “Moinho d’Água”, a Quinta da Sanguinheira e a Dona Maria Isabel Antunes Caitana, do Mercado Municipal de Alverca.

Todos, sem exceção, aconchegaram os nossos corações. Muito obrigado!


No final da atividade, os elementos do Clã ajudaram as crianças da CrescerSer a fazer pequenos “globos de neve”, para “deixar um pouco de nós com eles”.


E foi assim, entre risos, purpurinas coloridas e unicórnios gigantes que fazem sonhar, que todos partilharam inesquecíveis momentos, dos quais guardarão para sempre preciosas memórias e uma vontade de continuar a dar (e ser) cada vez mais (e melhor).


Para o Clã 16, este foi um dia cheio!

Cheio de vida. De dar mais. De agradecimentos, que não se agradecem. E de felicidade.

Foi (e ouviu-se) “o melhor dia da minha vida”!



ARTIGOS RELACIONADOS
bottom of page