top of page

Aprender brincando como um Lobito, refletindo como um Caminheiro!

Seis elementos do Clã 16 partiram, dia 24 de novembro, mais uma vez numa aventura. Mas desta vez não iam sozinhos. O Miguel apontou a sua bússola para o Clã 16 e previu um futuro bonito e feliz.


Juntos, partiram rumo a Calhandriz, onde começaram por descobrir qual a importância do trabalho em grupo, consequente de uma asneira do Miguel, que deixou alguns mudos, outros cegos, outros surdos e, alguns, sem sorte alguma, sem pernas ou sem braços. Asneira após asneira, perdeu chocolates e colocou lava no chão, onde só uma folha de jornal era segura.

A tarde de sábado começou com uma dinâmica feita pelos representantes do Clã que foram ao ForGuias, onde foi colocada a questão: “E quando a bússola aponta para o Clã 16?”. Assim, os elementos foram desafiados a sonhar mais alto e deixar a marca do Clã pelo Mundo. Esta dinâmica serviu ainda de mote para se decidir o futuro do Clã ao longo do ano, qual o caminho a seguir, e por isso preparou-se a Caminhada e a respetiva calendarização para o restante ano que se aproxima.


E como o Caminheirismo também envolve muita brincadeira, o dia terminou com um jogo de Pictionary, no qual foi testado a capacidade de mimica e de desenho dos elementos. O objetivo deste jogo foi apresentar o ideal do caminheirismo, a mística, a simbologia, os escolhos e respetivos antídotos, representados no livro que serve de orientador para os caminheiros, “A Caminho do Triunfo”, de Baden-Powell, os Modelos de Vida e as Grandes Figuras.


O dia seguinte começou sem sinais de abrandamento, sendo que os elementos do Clã saíram para participar e animar a missa da Calhandriz. Voltaram à casa que os acolheu e tiveram uma nova dinâmica: um jogo no qual se formaram pares, sendo que um era uma maquina fotográfica e o outro o fotografo. O objetivo era tirar três fotos cada um, àquilo que se achasse importante. Este foi mote de mais uma discussão, na qual se concluiu qual a importância da liderança.


E assim foi mais uma grande atividade, da qual recebemos os seguintes testemunhos:


Esta atividade uniu-nos e ajudou-nos a continuar a construir a nossa identidade. | Gonçalo Antunes


Foi muito bom. Aprender brincando como um Lobito e refletir como um Caminheiro. A magia é outra! | Diogo Cabral


Foi bom poder fazer parte de mais uma reunião mesmo longe. O longe pode sempre tornar-se perto e convosco estou sempre aí. Vamos ter o melhor ano. «¡Tu lucha es mi lucha!» | Matilde Gomes


Acantonamento em que a palavra-chave foi a união! | Henrique Pereira


Não podíamos ter começado de melhor maneira! Todos juntos para o mesmo. | Marta Soares


Este fim-de-semana caminhámos todos juntos. | Andreia Pinto

ARTIGOS RELACIONADOS
bottom of page