top of page

7 dias no País das Maravilhas!

♥️ Sábado, 28 julho . Dia 1


O Exército de Cartas do 317 atende ao pedido da Rainha de Copas e comparece no País das Maravilhas para comemorar os 50 anos mais vermelhos deste ano! A viagem faz-se com grandes expectativas. Chegam a São Jacinto e tudo começa. Descarrega, transporta, volta a descarregar. Vezes sem conta. Todas as cartas estão empenhadas na missão de fazer do campo uma maravilha. À noite, preparem o vosso melhor naipe e aguardem-na. Fará a sua primeira aparição junto de vós. Viva a Rainha! Viva a Rainha! Viva a Rainha! Numa receção vermelha, claro, e com muita animação. Luzes, câmara, ação. Ensaiem os últimos retoques. Teatro, dança, música, poema. Vale tudo para agradar a nossa rabugenta, mas muito queridinha, Rainha de Copas.


♥️ Domingo, 29 julho . Dia 2

A Rainha de Copas acordou entusiasmada com o seu País das Maravilhas que, a pouco e pouco, começa a ganhar forma e prepara-se para a celebração mais vermelha deste Verão: os cinquenta anos. Parece-lhe que ainda está em falta algum trabalho mas tem a certeza que este Exército de Cartas fará tudo para cumprir os seus desejos.

A receita para o dia de hoje está no espírito de equipa. Será necessária destreza física e algum raciocínio lógico, também. Mas nem tudo são exigências: a manhã começa com trabalhos manuais, para que nunca esqueçam o melhor ACAVERÃO. E como uma festa sem bolo, não é uma festa… já estão a imaginar o que vão cozinhar, não já?

A tarde mete água. E muita. Há uma Lagoa das Lágrimas para alimentar. Confirmem no vosso Livro de Equipa os cuidados e informações relevantes. Sejam organizados e muito animados, para que o dia seja, tal como este País: uma maravilha!


♥️ Segunda, 30 julho . Dia 3


Se hoje querem jogar, o Coelho devem procurar. Apesar dos seus atrasos e trapalhices, hoje é aconselhável segui-lo para todo o lado. A ele e ao tic-tac constante do seu relógio. Por aqui, por ali, por lá e por cá. Pela Toca, principalmente. Aquela, que vos faz sonhar e alimentar uma curiosidade louca. Se dentro dela se conseguirem orientar, até ovos moles será possível encontrar. Ou não. Talvez nos fiquemos só pelos moliceiros. Porque, na verdade, para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Será? O truque: descomplicar. Ir sem um segundo, sequer, para pensar em parar. E quando aquela Toca vos parecer um poço fundo de mais? Somam seis mil quilómetros e acreditam que já estão no centro da Terra.

E sabem o que também devem descomplicar? Essa ideia de que há por aí um Gato sorridente que aparece e desaparece. Na verdade, ele está sempre por perto. A acompanhar e a observar. Espreitem sempre bem e talvez ele vos apareça repentinamente. Só a vocês, sem mais ninguém se aperceber. A chave está no brilho incandescente. De tudo. De todos. E de cada um. Resgatem-no. Se acharem que ele também é louco, lembrem-se: “eu sou louco, vocês são loucos, todos somos loucos! Se não fossemos loucos não estaríamos aqui”.


♥️ Terça, 31 julho . Dia 4


É hoje! É hoje! Há confetes no ar e todos rejubilam de alegria. Façam vénias. Sua Majestade, aRainha de Copas, completa 50 anos. O País das Maravilhas está em alvoroço. O Coelho não pára de olhar para o relógio. O Chapeleiro e a Lebre põem e tiram a Mesa de Chás compulsivamente. Alice procura o “Come-me” e o “Bebe-me” mais equilibrado para ter o tamanho perfeito para a festividade. Os Gémeos, esses, continuam a discordar um do outro, têm conversas confusas e procuram, insistentemente, os melhores suspensórios para a noite de hoje. O Gato desapareceu misteriosamente e deixou, mais uma vez, toda a gente preocupada.

E o bolo? Onde estará o bolo? Quem tomou conta do bolo? À noite, tudo tem que estar pronto. E em vermelho! Prepare-se, nessa altura, o Exercito de Cartas, também. Com caracterização e tudo, porque esta não é uma festa qualquer. Até lá, relaxem. Aproveitem. E brinquem muito! Com água, claro. Em mais um sítio novo, que este País tem tanto para conhecer. Não se percam no Labirinto, acertem em todos os alvos, procurem o Norte, amarrem as cordas e orientem os lemes. Antes de partirem, procurem perceber se têm tudo para seguirem em segurança e com condições para realizarem todas as tarefas que vos vão ser propostas.


♥️ Quarta, 01 agosto . Dia 5


Algum de vós já reparou na grande Roseira, situada mesmo perto de entrada para o Jardim? Talvez não tenham (ainda) reparado. Nela há rosas brancas. Mas hoje, quatro jardineiros estão lá atarefados a pintá-las. Curioso. Porque será? Cuidado com os salpicos. Coloridos. Mas afinal?!... No País das Maravilhas tudo devia ganhar a cor vermelha, no entanto, os jardineiros têm quatro tintas diferentes. Dupliquem a curiosidade. O que se passará? Desassosseguem! O significado está na cor. A que sempre vos uniu e vos tornou mais fortes. Como um todo e em cada um.

À noite, cuidado! Um Castelo de Cartas vão ter que arquitetar. Empilha uma, empilha duas. Cuidado para não se desmoronar. Será que ao céu vão chegar? Talvez não seja preciso mas, não se esqueçam, à Rainha vão ter que agradar.

♥️ Quinta, 02 agosto . Dia 6


Chegou o dia de pararem, refletirem e organizarem ideias. Mas, oh não!, a Rainha ainda tem um último desejo. Vocês precisam de tempo para estruturar, fazer rir e fazer pensar, caraterizar, decidir, intitular, delegar, ensaiar. E ela só está preocupada com o seu aquário.

Vocês estão determinados em estimular o nosso intelecto, brincar com a imaginação, criar. Fazer sonhar sem tirar os pés do chão. E Sua Majestade, o que se lembrou agora? De trazer para o seu verão todas as espécies de peixinhos. Confusos? Descompliquem! Têm a manhã por nossa conta. Ouçam o líder da equipa e procurem saber que personagem interpretar. Com muita vontade e alegria. Explorem o mundo encantado das histórias de animação e, com a ajuda dos autocolantes que receberem durante a semana, criem. Sejam dinâmicos e pró-ativos. Procurem conceber estrategicamente um camarim improvisado, onde podem ter mil roupas, ser mil personagens, maquilhar e ser maquilhado, ter e fazer acessórios. Mais tarde subirão a palco. Luzes, câmaras, ação. E o dia chegará ao fim, farão silêncio porque a noite desceu. O coração estará quente.

Aí pelo meio, porque ela é “a Rainha de Copas”, que “manda e desmanda” nas suas tropas, e porque, já sabemos, não há paciência “para a ineficiência”, o aquário também teremos que improvisar. E tudo faremos para à Rainha agradar!

♥️ Sexta, 03 agosto . Dia 7


Desmontem. Cortem sisal, desfaçam os nós. Arrumem. Duplo-teto, tenda, prumos, estacas. Sacos e saquinhos. Caixas e caixinhas. Material para aqui, material para ali. Guardem. Verifiquem. Limpem. Hoje precisam de ser o Exercito mais eficiente de todo o sempre. Cada um com a sua função. Braços descruzados, mangas arregaçadas. Mãos fora dos bolsos. A entreajuda é a palavra de ordem! Deixem o País das Maravilhas ainda mais brilhante, tal como sempre vos pediu Baden-Powell.

Alegria! Chegou a hora do adeus mas, com fé e confiança, partimos com a esperança de um dia aqui voltar! Respirem. Hidratem. Recuperem energias porque o dia é longo. Sentem-se. Façam uma retrospetiva. Como foi. Como podia ter sido. O que fui. O que poderia ter sido. Onde cheguei. Onde quero chegar. O que levo. O que fica. Aqui vão imperar as Rosas, como as daquele jardim. Que eram brancas e alguém, magicamente, pintou de vermelho.

Antes do autocarro chegar, prémios vamos entregar. Rufos. Que outras surpresas ainda estão preparadas?

ARTIGOS RELACIONADOS
bottom of page